Correio Popular Notícia




Pronatec contempla 30 adolescentes internos de Porto Velho

Data da notícia: 12/12/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20121213-171.jpg[/IMG] (Da Redação) Uma turma de 30 internos da Unidade de Internação Sentenciados I foi contemplada com o curso de Auxiliar Administrativo do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso em Ensino Técnico e Emprego), através do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia).
O benefício é uma parceria entre a SEJUS (Secretaria de Estado de Justiça), através da CAA (Coordenadoria de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei), a Vara da Infância e da Juventude, Ministério Público do Estado e o Ifro.
Na manhã da última terça-feira (11), pais e alunos tiveram a oportunidade de se reunir na aula inaugural do curso, com a presença do juiz Marcelo Tramontina, responsável pela Vara da Infância e Juventude, das promotoras de Justiça Sandra Leane e Tânia Garcia Santiago, do coordenador da CAA, Antônio Gomes Silva, e da professora Marilise Esteves, pró-reitora do Ifro, além de professores que farão parte do quadro de profissionais que ministrarão o curso aos 30 internos. Com a Bolsa-Formação, os internos receberão semanalmente o valor de R$ 20, que será depositado e as famílias terão acesso.
O objetivo do Pronatec é ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, e somente este ano formou mais de 1.500 alunos nos mais variados cursos, sendo o curso de Auxiliar Administrativo o mais procurado. Serão 180 horas de aula, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Os internos matriculados têm entre 12 e 18 anos de idade, e passarão pelas nove semanas de aula, com 20h semanais.
O coordenador do CAA, Antônio Gomes Silva, agradeceu o empenho de todos os envolvidos para que a unidade recebesse o benefício. ?Em nome do Governo da Cooperação e do secretário de Justiça Fernando Oliveira, eu agradeço e parabenizo a todos os presentes que se esforçaram para que nós chegássemos a esse resultado. Esse é o objetivo dessa gestão que busca por melhorias e qualidade de vida aos nossos adolescentes e que, através da educação, oferece uma nova expectativa de vida tanto aos internos quanto às suas famílias?, declarou.
O juiz Marcelo Tramontina enfatizou a importância da educação. ?Vocês estão recebendo uma oportunidade de sair daqui prontos para mudar de vida, e estão recebendo nosso incentivo para isso. O curso é uma chance que muitos adolescentes fora do sistema socioeducativo gostariam de receber, então vocês devem valorizar e aproveitar cada ensinamento que terão aqui durante esse período?.
Tânia Garcia Santiago fez questão de lembrar e esclarecer aos pais e alunos o longo processo para que a ideia fosse solidificada. ?Esse é um trabalho conjunto de pessoas comprometidas em transformar o sistema socioeducativo como ele realmente deve ser, e nós levamos dois anos para conseguir chegar no dia de hoje. Começamos com uma ?paquera? e hoje é dia do ?casamento? porque aqui começa a oportunidade de vocês em, de fato, mudarem o destino, e nós podemos a partir daqui também oferecer o mesmo benefício que vocês estão recebendo a outros adolescentes do sistema?, finalizou. Com informações de Vanessa Farias ? Assessoria Sejus.

Fonte:






Noticia vista 1330 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.